• Dai Moraes

Dicas para fotografar com o telefone

Essa semana eu e o fotógrafo Pedro Sadio fomos convidados pelo site Fixando Portugal para darmos uma aula para os profissionais que são cadastrados na plataforma. O objetivo foi dar dicas para que eles possam fotografar os seus produtos para que melhorem os seus negócios, destaquem-se no mercado de trabalho e consigam superar a crise que estamos a passar.


Fiz questão de falar sobre Fotografar com o Telefone, pois atualmente todos nós temos um um com uma câmera fotográfica e com detalhes simples (mas muito importantes!) a fotografia ganha um outro nível.


Partilho com vocês essas dicas também e espero que possam ajudá-los na hora dos cliques.




1º Limpe sempre a lente:

A lente do nosso telefone sempre está suja, principalmente com as nossas digitais. Isso faz com que a fotografia fique embaçada e perca a nitidez.

A primeira imagem parece ter uma névoa em volta da câmera. Já a segunda

imagem a câmera está nítida, após uma limpeza com um pano seco.




2º Estabilize a câmera:

É muito normal ver fotos tremidas. Isso acontece quando a pessoa mexe o telefone, muitas vezes na hora do disparo.


Por isso, tenha atenção em estabilizar a câmera com um tripé ou simplesmente segurando o telefone com as duas mãos firmes.


Outra dica muito importante é clicar no botão para fotografar e esperar alguns segundos para que a câmera capte o momento. Pois se você clicar e mexer o telefone, pode acontecer da câmera ainda não ter processado a imagem na totalidade e assim a fotografia ficará tremida.






3º Quanto mais luz, mais qualidade:

Fotografia é feita de luz, por isso uma boa iluminação é fundamental para uma boa qualidade da imagem. Veja a posição da luz para destacar o que será fotografado, mas cuidado com a luz direta no seu objeto, pois pode ficar difícil de controlá-la. Atente-se em iluminar o ambiente ou ter uma luz mais difusa direcionada ao objeto que você quer fotografar.

A primeira imagem foi feita em um corredor sem iluminação direta.

Já a segunda imagem foi feita ao lado de uma janela. Percebam a diferença dos detalhes.

Na segunda imagem é muito mais visível o envelhecimento da câmera.


4º Selecione o foco e a exposição:

Ao apontarmos o telefone para o ambiente ou objeto que será fotografado apenas clique na tela em cima do objeto que você quer focar. Então, aparecerá um quadrado em cima do objeto que determinará que ali está o foco. Com o foco selecionado, a foto ficará mais nítida e com qualidade.


Além do foco você pode iluminar ou escurecer o ambiente. Muitas vezes a luz em excesso faz com que percamos informação do que queremos fotografar, por isso é fundamental clicarmos no local do foco e indicarmos um aumento ou diminuição da luz.






5º Cuidado com a contraluz:

Para fotografar com nitidez e uma boa qualidade com o telefone, sempre aconselho a prestar atenção de onde vem a luz e ficar de frente ou na diagonal de onde vem o foco luminoso, pois ao ficar de costas para a luz (ex: de costas para a janela) o que vai acontecer é que o seu objeto ou a pessoa fotografada ficará toda escura ou o fundo ficará com a luz estourada.

A primeira imagem o objeto ficou subexposto, pois a câmera do telefone fotometrou

no céu azul e iluminado. Já na segunda imagem o céu ficou superexposto perdendo

toda a informação, já a câmera ficou mais nítida. Essa falta de equilíbrio é por não

ter a iluminação equalizada em todos os planos.




6º Não use o zoom digital:

Normalmente ao usarmos o zoom temos a impressão de que não estamos perdendo a qualidade da imagem, mas o zoom da câmera de telefone não é como um zoom de uma câmera fotográfica.


O telefone simplesmente aproxima a imagem e não se aproxima realmente do objeto que está sendo fotografo. Com isso, perde-se a qualidade da fotografia.


Perceba na imagem ao lado como a câmera está com muito pixel. Isso tira a nitidez da imagem.





7º Fique atento ao cenário de fundo:

Em muitas fotografias aparecem objetos desnecessários no fundo da imagem, como cadeira, objetos coloridos e sem necessidade para compor o ambiente.


Então, ao fotografar, tenha atenção não só ao seu ponto principal, mas também em tudo que está ao redor para não "poluir" a imagem sem necessidade.

As duas fotografias foram feitas no mesmo ângulo. A diferença é que a primeira a preocupação foi que a câmera aparecesse, sem ter atenção aos pormenores no

segundo plano. Já na segunda fotografia, a atenção está diretamente no primeiro plano

com a câmera e no segundo plano existem elementos que têm a ver com a

mensagem transmitida na imagem.




8º Composição:

Ao analisar o cenário de fundo, é muito importante também que esteja atento ao enquadramento do objeto ou da pessoa fotografada.


Evite o dedo a frente da lente, cortes desnecessários (ex: cabeça, partes do braço e pernas, etc) e esteja atento também as linhas lineares. Mantenha o horizonte na linha horizontal e as paredes na linha vertical da melhor forma que conseguir, para que possa manter a foto reta.



9º Veja o melhor ângulo:

Se estiver fotografando um objeto, veja como consegue destacá-lo na fotografia, aproxime-se, utilize um ângulo na diagonal para realçar o produto. Faça testes e fotografe em diversos ângulos para que depois utilize a melhor versão. 


Caso esteja fotografando uma pessoa, não a fotografe no ângulo de baixo para cima, pois a pessoa ficará desproporcional. A sugestão para deixá-la mais alongada é fotografar com o ângulo de cima para baixo (máximo 45º graus).

Essas fotografias foram feitas no mesmo local e com a mesma iluminação.

A única diferença foi o ângulo de cada uma.




10º Sempre edite as suas fotografias:

Atualmente existem diversos aplicativos gratuitos para a edição das fotos, onde você poderá ter total autonomia para editar a fotografia ou até mesmo utilizar algum filtro já pronto. Eu utilizo o Snapseed, mas existem diversos outros: VSCO, Lightroom, Photoshop, etc.

Edição realizada pelo Snapseed.


Espero que essas dicas ajudem a melhorar a percepção de vocês ao fotografar. Caso tenham interesse em mais informações sobre Aulas e Workshops, podem conversar comigo para obterem mais informações.

80 visualizações

Verifique se tenho a sua data disponível.  | Check if your date is available.

icons8-whatsapp-480.png
icons8-instagram-480.png
icons8-reproduzir-youtube-480.png
icons8-pinterest-480.png

book@daimoraesphotography.com | LX Factory - Lisboa

©2019 por Dai Moraes Photography